segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL - A Hermenêutica de Deus e o Código Original

NESTE DIA NATALINO E EM TODOS OS OUTROS:

"Senhor meu Deus da Luz e da Força Eterna!
...Santos e Guardiães da Verdade, abram os meus olhos para que eu possa saber como sou, 
longe dos que me humilham, 
longe dos que me enaltecem.
...Bondade Infinita de Deus! 
Faz de minha alma um celeiro de bons frutos 
que se permite o descanso nas Mãos do ceifeiro." 

 Texto de HALU GAMASHI publicado em 
"A Hermenêutica de Deus e o Código Original".

Ouça o texto 
completo hoje na RADIO UNIVERSO PARALELO



Presépio de Cerâmica - artesões de Marargogipinho - BA















sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

sábado, 17 de novembro de 2012

"...E os próximos sete anos" - HALU GAMASHI


PARA TODOS NÓS.
texto disponível em: http://halugamashi.blogspot.com.br/

Sintonia, sincronicidade e os próximos sete anos.


                         Lenda e mito são a nossa geração. 
               
 Com certeza seremos, daqui a alguns anos, os próximos seres lendários e mitológicos.  
                É impossível não estarmos conseguindo ver a sincronia e a sincronicidade entre as profecias e o mundo atual. Só mesmo uma mente lendária e mitológica não consegue estabelecer este paralelo. 
                 Entendo como um marco deste período o Tsunami no Japão que matou muitas pessoas, cujas consequências ainda estão matando. Mas a mente lendária e mitológica com certeza já se esqueceu.

               Os jornais do mundo estão repletos de confirmações das revelações e das profecias.
               Gostaria de esclarecer que não tenho uma mente exatamente religiosa, minha cabeça pensa com liberdade e é a liberdade de pensar que me faz ver  sintonia e sincronicidade entre escritos eruditos antigos e suas confirmações.
               No meu programa de rádio dediquei uma apresentação sobre este tema  e recebi muitos emails em resposta – aproveito para agradecer -. Neste programa enfoquei a relação entre a nossa sintonia e sincronicidade individual e as massas, o coletivo, os acidentes inescrupulosos que vem acontecendo no trânsito, a morte absurda de crianças e tudo mais.
               Informo aos meus leitores que estou desenvolvendo trabalhos energéticos e workshops para conversarmos  e discutirmos amplamente sobre este tema buscando enfocar nossa presença dentro deste contexto.
               Estar atento as nossas sintonias e sincronicidades individuais são o que de fato pode inibir situações que não desejamos no nosso viver. Este estudo foi iniciado e aprofundado por Carl G. Jung, médico europeu que muito colaborou para a compreensão da psique humana. Incluo aqui o tema sonhos, também profundamente estudado por este médico.
               Sincronicidade, sintonia e sonhos são capacidades da mente inteligente, desenvolvida ter clareza e lucidez  sobre as suas metas e objetivos.
               A liberdade de pensar conquistada pela nossa geração, somada aos estudos deste médico, traz amplas e profundas revelações para uma vida mais sadia, livre de pesadelos noturnos e diários. Pesadelo noturno é a insônia e a incapacidade de dormir que a cada dia aumenta em todas as pessoas do mundo. Este fato é uma consequência da  falta de autoconhecimento que a nossa geração infelizmente ampliou no mundo atual.
                 Este texto é um manifesto, um pedido para que as pessoas retomem o autoconhecimento, que é responsável por todas as conquistas que adquirimos nos últimos 30 anos. Sem o autoconhecimento as pessoas jamais teriam força e clareza para discutir os direitos individuais, o mundo hoje interage com todos os indivíduos sendo irrelevantes orientação sexual, cor, raça e religião.
               Por tudo isto é importante investirmos no autoconhecimento, aprofundar e compreender as nossas sintonias e sincronicidades, voltarmos a nos interessar pelos nossos sonhos e outras ferramentas que estimulem nossa psique a se desenvolver e se iluminar.
              Como terapeuta, pensadora e pesquisadora da alma humana estou fundando um grupo de estudos. Os interessados devem entrar em contato pelo email: halugamashi@halugamashi.org
               Estou muito estimulada a dedicar um tempo da minha vida para dar continuidade a este estudo e dividir os conhecimentos e experiências adquiridas com todos os interessados.
              Oferecerei este trabalho da forma mais ampla possível.
              A mídia mal informada, a superficialidade, a confusão extrema, as inversões e as banalizações que os estudos da alma humana vem sofrendo me enfraqueceram. Mas, exatamente hoje conclui que um ser humano com uma historia pessoal como a minha não pode desistir e encontrei forças na minha história pessoal para voltar a lutar sobre o estudo e reflexão de  comportamentos da alma humana.  Se você quiser fazer parte deste grupo faca como eu, não desista, entre em contato que a força grupal nos alimentará. Com certeza realizaremos um grande trabalho.
               Amplio a minha sintonia para que a sincronicidade ligue as minhas energias e a sintonia e a sincronicidade coletiva atuem
Com carinho por todos,
Halu Gamashi



sábado, 3 de novembro de 2012

Escolher, eleger, edificar - HALU GAMASHI

Texto publicado em: http://halugamashi.blogspot.com.br/




                                                  Escolher, eleger, edificar


Até que ponto temos consciência do quanto as nossas escolhas elegem e edificam o coletivo?

Aqui, no Brasil, acabamos de eleger os nossos prefeitos e o que elegemos já se organiza para direcionar a eleição dos nossos governadores e presidente da República.

Até que ponto, como indivíduos, temos consciência da nossa responsabilidade por tudo o que acontece no cenário nacional?

Quando veremos que corruptos somos nós, eleitores?

Quando perceberemos que administramos a nossa casa com as mesmas deficiências com que elegemos os nossos representantes?

Corrompida está a nossa alma e é impressionante o quanto podemos ver isto na politica e o quanto não conseguimos ver em nós mesmos. A nossa imaturidade nos leva procurar culpados pela nossa deficiência e aí quanto piores forem os nossos representantes mais justificada estará a nossa imaturidade e irresponsabilidade pelo nosso crescimento tanto quanto individuo, tanto quanto povo e nação.

Todo político tem o eleitor que merece.

Eu tenho esperança que apareça um dia um administrador público que queira selecionar os seus votos, que queira escolher os seus eleitores porque, de verdade, não existe “cabresto” sobre eleitor. São os eleitores que colocam o cabresto no administrador público, piorando-o enquanto pessoa, definhando os seus ideais, empobrecendo as suas lutas para caber no voto do eleitor que o elege.

É muito comum ouvir que o politico que chega ao poder abandona os seus sonhos ou, como o povo diz “chega lá em cima eles entortam” e enquanto não entorta o povo não elege.

 A origem do mensalão esta no salário que ganhamos para não cumprir com as nossas obrigações. Quantos mensaleiros não existem em nosso pais? Nesta conta eu incluo toda e qualquer pessoa que não se responsabiliza por cumprir a sua parte.

O crescimento pessoal é a mola mestra que incentiva o crescimento coletivo. Queremos crescer enquanto pessoas? Que tipo de crescimento almejamos? Será que o Brasil está pronto para ser administrado por políticos honestos que se sentiriam totalmente a vontade para cobrar honestidade dos seus liderados?

Quando todas estas perguntas passarem verdadeiramente a fazer parte do nossos questionamentos internos, quando entendermos que espiritualidade e cidadania são forças para nos construirmos como cidadãos pensantes e responsáveis, poderemos mudar tudo o que está acontecendo.

Aqui fica o meu pedido, senhores administradores públicos, mantenham-se em seus sonhos, nos seus ideais e quando fizerem campanha selecionem o seu eleitor. O que você vai fazer com um eleitor que quer minar as suas realizações?

Fica o meu pedido a todas as pessoas: vamos lutar para sermos seres humanos melhores, pai de família melhor, mãe de família melhor, motorista melhor, pedestre melhor porque desta melhora é que teremos a oportunidade de eleger políticos melhores. Quer melhorar a saúde pública? Melhore a saúde na sua casa, na sua mente, na sua alma que ai você reconhecerá no outro o seu próprio crescimento.

Pedindo paz ao mundo,

Halu Gamashi



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

6º LITORAL ENCENA - UBATUBA



Começou hoje:

6º LITORAL ENCENA - PROGRAMAÇÃO EM UBATUBA

Os espetáculos que estarão em Ubatuba:

22/10 - segunda - 10h e 15h - E.M. Profa. Marina Salete – Ubatuba
INCANTESIMO - Família Burg (Circo) - Campinas/SP

Incantesimo é um espetáculo circense cujas duas personagens principais são clowns que, em um enredo típico de óperas e farsas universalmente conhecidas. Os dois atores que fazem as personagens principai
s contracenam com um cenário inflável com temas medievais e figurinos que remetem aos mais divertidos contos de fadas.
Classificação: Livre - Duração: 60min.


22/10 - segunda - 20h30 – Praça Anchieta, 38 – Sobradão do Porto
TANGO MALAMBO-Circo Cabalache (Circo) - Mar Del Plata - Argentina

A Cia. Internacional de Circo de Rua Cambalache apresenta neste espetáculo uma visão sobre o folclore da Argentina, mesclando a arte circense com as danças típicas daquele país: tango e malambo. O resultado é um espetáculo moderno com muito teatro, dança e diversão garantida. Vale a pena conferir!
Classificação: Livre - Duração: 60 min.


24/10 - quarta -15h - Centro do Professorado – Praça da Matriz
MARESIAS - Cia. Fios de Sombra (Bonecos) - Campinas/SP

Um homem solitário brincando em uma praia constrói um castelo de areia e logo depois um menino, que desperta com um sopro de vida dado pelo homem. Eles brincam juntos e quando o menino de areia fica sozinho, sonha com uma bela sereia que o chama das profundezas do mar. O homem sonha com o menino de areia e este sonha com o amor da sereia. Assim, entre sonhos e maresias se constrói esta história que promete um final encantador. Vale a pena conferir!
Classificação: 6 anos - Duração: 40 min.


25/10 - quinta - 10h – Praça Anchieta, 38 – Auditório Fundart
CINZA - Cia. Fios de Sombra (Bonecos) - Campinas/SP

Cinza é um espetáculo de animação direcionado ao público adulto, abordando de maneira poética os conflitos de uma mulher que vive entre lixos de papel, em busca de alguma explicação ou motivo que justifique sua trágica história. Entre as caixas de papelão cuidadosamente preparadas e mediante a manipulação de um boneco encontrado, ela mergulha em seu passado até chegar ao confronto de seus próprios medos e conflitos que nunca se acabam. Vale a pena conferir!
Classificação: 14 anos - Duração: 50 min.


25/10 - quinta - 20h – Praça Anchieta, 38 – Auditório Fundart
CLÓV’S - O INTERNACIONÁVEL Teatro Lá dos Fundos (Circo) - Criciúma/SC

Esplendorosamente magnânimo como só ele sabe ser, Clov’s - o Internácionável é uma figura famosíssima, falastrona e exigente (como todo astro deve ser) e que faz dos instantes que antecedem sua grandiosa apresentação, um divertido jogo onde palhaço e plateia conduzem juntos o espetáculo. Imperdível!
Classificação: Livre - Duração: 55 min.




sábado, 15 de setembro de 2012

Programa HALU - Novos Horários!



NOVOS HORÁRIOS!

falando e ouvindo na 

Diariamente acontece um
NOVO PROGRAMA 
sempre às 22h 
(horário Brasil).

Ocorrem no dia seguinte 
REPRISES : 
às 04h00
às 12h00
às 16h00
(horários Brasil).

 Para quem ainda não conhece:

Participe e compartilhe!!! 
Vale muitíssimo a pena!











quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Programa Halu Gamashi - RADIO UNIVERSO PARALELO



pela excelente seleção das músicas e dos conteúdos!

Gostei imensamente do Programa de HALU GAMASHI
que tem a coragem de compartilhar - com todos que querem ouvir! - 
suas experiências. Sinceras e sábias.

É um momento especial para mais conhecermos e também esclarecermos 
duvidas com Halu Gamashi. 
Terapeuta, filósofa e escritora, com  toda uma trajetória 
dedicada à vivência e pesquisa sobre espiritualidade,
energias da natureza, corpo sutil e cidadania.  





O programa acontece diariamente às 22h, horário de Brasilia (BR).
Para quem perdeu, tem represes às 10h e 17h!

E podemos fazer perguntas pelo sites ou  Face:







RADIO UNIVERSO PARALELO - convite!!!


COMEÇA HOJE!!!

É o primeiro prgrama:





domingo, 2 de setembro de 2012

VII FESTIVAL DAS AVES DE UBATUBA


VII FESTIVAL DAS AVES DE UBATUBA
De 04 de setembro a 04 de outubro de 2012



ABERTURA
Local: Ubatuba Palace Hotel
Data: 04 de setembro de 2012
Horário: das 19 às 21:00 horas


EXPOSIÇÕES

Fotos premiadas no AVISTAR BRASIL
Local: Ubatuba Palace Hotel
Data: 04 de setembro a 04 de outubro de 2012
Horário: das 10 às 18:00 horas

Local: Escola Áurea (Sertão da Quina)
Data: 17 a 21 de setembro de 2012

Local: Calçadão da Maria Alves
Data: 03 a 05 de outubro de 2012
Horário: das 08 às 18 horas

ARTE COM AVES
Exposição dos artistas de Ubatuba com o tema “aves”
Local: Ubatuba Palace Hotel
Data: de 04 de setembro a 04 de outubro de 2012
Horário: das 10 às 18 horas


CICLO DE PALESTRAS

Local: auditório do Aquário de Ubatuba
Data: 22 de setembro de 2012
Horário: das 19 às 22 horas
Palestrantes: Sylvia Ünganhel – Aves de Paraty
Ricardo Arouca – Aves de Mogi
Dimitri Matoszko – aves marinhas em Ubatuba


CURSOS

Inscrição antecipada na SMMA tel: 3833 4541
Iniciação em observação de aves

Lagoinha:
Data: 08 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: das 08 às 11 horas
Inscrições: SMMA 3833 4541

Centro Cambucá de Observação de Aves:
Data: 16 de setembro de 2012
Horário: das 08 às 11 horas
Inscrições: SMMA 3833 4541

Iniciação em fotografias de aves em liberdade
Data: 14 e 15 de setembro de 2012
Horários: solicite informações, 3833 4541



EVENTOS LOCAIS E REGIONAIS

4º encontro 700AVES (encontro dos municípios envolvidos no circuito)
Local: Núcleo Caraguatatuba do PESM
Data: 28, 29 e 30 setembro de 2012

2º “big holliday” de Ubatuba
1º “big holliday” 700AVES
Aguarde regulamento e planilha

Locais: Ubatuba e todos os municípios envolvidos pelo projeto 700AVES
Data: 23 de setembro (início da primavera)
Informações e adesões:

Data: 04 de outubro (dia mundial das aves)
Divulgação dos resultados dos “big holliday’s” de Ubatuba e do 700AVES.


ENCERRAMENTO
Data
Horário
Local
Entrega dos certificados de primeiros registros fotográficos no período 2011/2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Do micro ao macro! - Universos

O link abaixo relaciona diferentes universos dentro do Universo!

Do menor que se conhece ao maior que a escala humana concebe.

Mova a barra para direita e esquerda as escalas vão mudando;
e clicar em cima do desenho aparecem mais informações também.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1203/scaleofuniverse_huang.swf 

Para crianças e nós também;
é bastante interessante, vale a pena ver!






quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artur Bispo do Rosário



Neste tempos atuais, 
reflexões acerca do que é 
sanidade, loucura, crença e saber.

Um homem, sete anos de trabalho em reclusão voluntária.
E sua construção do seu mundo.  




E nós?
Que mundo estamos construindo? 
E com o quê?




Para conhecer mais, 
interessante pesquisar sobre o trabalho e a vida da 
Dra. Nise da Silveira. 




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TEXTOS de TEATRO e LITERATURA - Gratuitos

POVO do TEATRO!!!

Pesquisando na net encontrei alguns blogs e sites que disponibilizam textos
para download ou que mantêm informações interessantes sobre esta arte.

http://oficinadeteatro.com/component/jdownloads/

http://www.oteatrao.blogspot.com.br/

http://www.bdteatro.ufu.br/pesquisa.php

http://aecmusica.blogspot.com.br/

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/

http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/
(sobre dramaturgias e linguagens mais contemporâneas)

http://www.dominiopublico.gov.br/search.htm?query=textos+teatro&Botao=Enviar&Search=&maxResults=10000
Neste último são mais de 2 mil títulos, por isso importante "filtrar" o que você procura,
mas ali eu encontrei:

Machado de Assis
Garcia Lorca
Tchecov
Martins Pena
Dostoiévski
Mario de Sá-Carneiro
Artur Azevedo
Aluísio Azevedo
Alvares de Azevedo
Ivan Turgenev
Oscar Wilde
José de Alencar
Fernando Pessoa
V. Blasco Ibánez
Humberto de Campos
Victor Hugo
Eça de Queirós
Gonçalves Dias
Camilo Castelo Branco
Allan Poe
Julio Verne
Gil Vicente
Baudelaire
Joaquim Manuel de Macedo
Olavo Bilac
Rudyard Kipling
Antonio Machado
Charles Dickens
Flaubert
Platão
Aristóteles
Euclides da Cunha
A. Herculano
Raul Pompéia
Camões
A. Garret
Kafka
Fagundes Varela
Plutarco
Franklin Távora
Martinho Lutero
Khalil Gibrán Khalil
e até um texto sobre Gilgamesh!


Espero ter sido útil! Compartilhem!
E boa leitura!





sábado, 28 de julho de 2012

Biblioteca digital - grátis

O Ministério da Educação possui um acervo digital gratuito de diversas obras, musicas e textos,
dos mais variados autores - desde saúde coletiva à Shakespeare.

Recebi um email informando que este projeto pode ser "interrompido" devido ao baixo acesso.

Que não seja por isso!

Está aqui o link, você pode baixar ou imprimir:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Boa pesquisa!






quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil - Mundo Globalizado

"O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR"
in "O mundo global visto do lado de cá".

Um pouco sobre Milton Santos e sua geografia de um mundo globalizado.

Importante conhecer: há uma outra política; um outro tipo de desenvolvimento humano e urbano.

http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM






quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sobre a Depressão - parte II


Texto da filosofa e escritora HALU GAMASHI, tão importante e lucido quanto o primeiro:

Acessado de: Terreno Baldio


SINTONIA E SINCRONICIDADE COM A DEPRESSÃO - parte 2

"Eu sei que existem muitos tipos de ansiedades e depressões, mas também sei que existe imunidade emocional. A imunidade emocional, além de nos fortalecer para a vida, para as expectativas e para as perdas, nos ajuda a combater todo e qualquer tipo de doença. 

Mente sã, corpo são. 

Emocional sadio, humor fortalecido. 

Por isso insisto: é extremamente importante estarmos alertas para pessoas e lugares que nos sentimos aceitos e acolhidos e, principalmente, não precisar ser amado por todos. 

Uma pessoa que recebeu muita depreciação tem grande tendência a sofrer depressão. 

A depreciação mina a nossa coragem para arriscar, para superar e, como dizia Aristóteles , a coragem é a melhor das virtudes, porque ela, a coragem, fortalece todas as demais. Ainda citando os gregos, é importante lembrar que coragem é uma ação com o coração e tudo o que tem que acontecer tem muita força. 

É preciso estar alerta para todos estes pensamentos. A nossa alma, o nosso anima, precisa estar alimentado, estimulado e animado e quem nos oferece estes combustíveis são as pessoas que nos amam apesar de qualquer pesar. 

Quando não nos aceitamos criamos um monte de personagens para agradar e esta é a pior autodepreciação que um ser humano pode praticar. 

Curar a depressão é insistir na espontaneidade, na fluidez, luzindo as nossas verdadeiras cores para atrairmos os nossos verdadeiros amores. 

Um dia eu estava muito triste e o que me levantou foi uma frase que emanou do centro da minha coragem: “Procurar essências parecidas é um direito, encontrá-las é um prazer.”. 

Por isso escrevo procurando as essências parecidas que fortalecem a minha jornada. Quando recebo um email comemoro, sei que por aí, por este mundo todo, existem pessoas que são essências parecidas com a minha e isto me faz acreditar, confirmar que existe um espaço para mim em muitos corações. Este é o melhor remédio para prevenir a angustia, a ansiedade e a depressão. Não esqueça de luzir as suas cores. Eu estou luzindo e transluzindo as minhas. 

Com amor por todos aqueles que tem coragem de se aceitar e que fortalecem pessoas a se aceitarem também, 

 Halu Gamashi"



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Oficina de Construção de Bonecos - CIA FULÔ

A CIA FULÔ, de Ubatuba,
realizará em Agosto e Setembro uma 
Oficina de construção de 
Bonecos com garrafas pet.

As aulas serão uma vez por semana, à noite, e gratuitas.

Para mais informações:
andersonguiam@yahoo.com.br
http://ciafulo.wordpress.com/sobre/ 
http://www.facebook.com/cia.fulo







sexta-feira, 13 de julho de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curso de VELAS E SABONETES em Ubatuba


Dia 27 de julho, sexta,
acontecerá na sede 
da Associação dos Aposentados de Ubatuba o 

CURSO DE VELAS 
E SABONETES ARTESANAIS, 
com material incluso no valor.





Para mais informações e inscrições: 
(12) 3832.5898/ 3832.6598
ou
aauba@terra.com.br






quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto Horta Pedagógica!


Em Ubatuba, SP, acontece o projeto
 "HORTA PEDAGÓGICA ESCOLAR",
com proposta de unir algumas práticas de sustentabilidade com conteúdos escolares.


Vale conferir as seis apostilas, que nos ensinam de uma maneira simples e funcional:

http://www.ahortapedagogica.org.br/praticando.html

de tal modo que é possível fazermos em casa ou no apartamento!







sexta-feira, 6 de julho de 2012

Corpo, Alma, Paranormalidade


Recebi hoje esta matéria 
- que foi ao ar originalmente em 1997 - 
mas cujo tema central é atemporal.

A terapeuta e escritora
Halu Gamashi,
aqui entrevistada por
Amaury Junior e Anna Sharp, 
trata de diferentes assuntos
com impressionante clareza, objetividade e inteligência.

Independentemente de religião ou credo,
há aqui um importante conteúdo:
parabéns a todos pelo excelente registro. 











domingo, 10 de junho de 2012

Educom - reportagens


Ontem saiu mais uma reportagem feita 
pelos participantes do Projeto 
EDUCOM ITAMAMBUCA!




A matéria tem como foco a 4a Festa da Juçara. 

Leia a reportagem na integra clicando em:








quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sintonia e Sincronicidade com a depressão - Halu Gamashi


Recebi hoje este texto; considero muito pertinente ao momento coletivo que estamos vivendo. 


  Sintonia e sincronicidade com a depressão.
                                                                                               Halu Gamashi

Existe uma diferença entre o leigo e o autodidata, embora, esta diferença, não se expresse com clareza nas definições legais.

Eu não tenho nenhum diploma que me autorize a filosofar sobre um tema tão erudito.

Dito, o não dito, lá vou eu.

 A minha vida me levou a conviver com muitas pessoas, o que me estimulou a estudar pessoas. Li, li muito. Experimentei mais do que li e, dentro deste plano de observação, somado às minhas experiências pessoais, compreendi que a depressão é a capa que esconde uma doença pior; a baixa, bem baixa, sumida, estima.

Quando a estima desaparece o nosso primeiro movimento é eleger reis, autoridades e juízes. Este é o caminho de quem não tem autoestima, é como se, “se alguém importante gosta de mim é porque eu ainda tenho algum valor”.

Vamos abrindo mão da nossa vida, opinião, preferências e auto orientação. Trocamos tudo para que pessoas ilustres nos ensinem a “auto ajuda”, lemos livros que querem nos auto ajudar e não percebemos a ironia, expomos as nossas idiossincrasias que passam a ser medidas e rotuladas por estes juízes. Nesta trajetória, vamos tentando inventar alguém que não somos.

A ausência de autoestima não nos permite olhar para o espelho, em uma inversão narcísica nos tornamos o anti narciso e tudo o que é espelho este neo-anti-narcisista acha feio.

Pronto! Colocamos o pé na depressão e o peso do que não somos se transforma em toneladas, nossa segurança racha, racha o chão. Todo território embaixo dos nossos pés esta rachado por carregarmos tantos pesos que não nos pertencem e, ainda, de sobra, também continuamos carregando o peso real escondido sob a capa da depressão até que o falso superego, criado por nossos juízes, também perde a sua estima. Um silêncio triste toma conta da nossa garganta e a capa da depressão esta cada vez mais forte e robusta para esconder e cobrir tudo nosso que está ali dentro.

Esta é a nossa chance de cura.

Depressão é um território rachado que nos favorece refletir todos os pesos que estamos carregando. Quando temos a coragem de tirar estes pesos, ou seja, nos afastamos das pessoas que nos desestabilizam; de falsos amores, dos ágios e pedágios de carinhos, ternuras e promessas que estacionam na promessa e nunca se concretizam damos o primeiro passo para sair da depressão.

Agora é preciso encarar o espelho. O que há em mim que eu julgo que os outros não irão aprovar? Feita a lista é hora da pílula amarga: assumir! Tá difícil? Assuma! Assuma você, caso contrário vai sumir com você. Não suma, assuma! Pessoas vão se afastar? Vão sim... Vão falar mal de você... Vão inverter... Vão distorcer verdades... Principalmente, vão estranhar...

Não perca a medida, não se transforme em arrogante, coloque-se dê limites aos outros e a si mesmo. É primordial não se transformar em um peso para deprimir outros. A ideia aqui não é vingança, não são rompantes desnecessários, se você for por aí a capa da depressão voltará mais forte.

As vezes penso que a depressão é “a principal protetora da sociedade” na qual uma parte desta sociedade deprime e adoece, consta como número, como estatística que visa a padronização humana. Se houvesse menos deprimidos esta “sociedade” que ai está, muito bem casada, muito feliz nos álbuns de retratos fosse um número bem menor.

Não seja um número, seja você. Conte com você, acredite que há espaços para as suas idiossincrasias, para as suas escolhas pessoais, porque, a casa do Pai tem muitas moradas, infinitas moradas e infinitas sociedades.

Esta é a opinião de uma autodidata, ou de uma leiga, como o leitor preferir, sobre o erudito tema da depressão.

Com carinho por todos que tiveram força para se assumir, assumir o seu lado humano, assumir as suas diferenças e que botaram o seu bloco na rua,


HALU GAMASHI







domingo, 3 de junho de 2012

FILMES E MÚSICAS

FILMES E MÚSICAS

Há tempos venho conversando com amigos e colegas (alguns também atuan na área de educação, outros não) sobre filems e musicas atuais, sobre as propostas contidas em muitos dos materiais voltados para crianças e pré-adolescentes. E o consenso é sempre o mesmo:
a duvidosa qualidade da informação transmitida...

De certo modo até me alegra perceber que não sou a única preocupada com o que está sendo disponibilidado para esta (nossa) geração.
Mas, para mim, a questão não é somente "esta péssima qualidade".
Ao meu ver, a grande questão é: os tipos de filmes, seriados, músicas aos quais estão (estamos!) massissamente submetidos (nos submetendo!) sem, paralelamente, ter algo que desenvolva a crítica, a autocrítica, o respeito, o pensar e o bomsenso.

Facilmente podemos conceber o seguinte impacto: de um lado a pressão da midia, já muito forte, ampla e cada vez mais global; e de outro a falta ou excasez de suportes adequadas para acomodar o que estão (estamos!) assimilando desta pressão, aliada a parcos estímulos para desenvolver capacidades e valores afetivos, intelectuais e de convívio social.

Neste atual descompasso está o adulto de amanhã.  

Considero importante conversar, explicar, para a crianças - até mesmo porque sempre entendem muito mais coisa do que nós, adultos, imaginamos! É ou não é?! Há situações em que acabamos subestimando as opiniões e raciocínios da raia miúda. E eles têem e detêem a informção: está aí, dentro e fora do computador, na casa, na escola, na lan house, na lanchonete, na casa do colega, no celular.

Neste sentido, o "proibir por proibir" não faz mais sentido: importante  que compreendam o que está acontecendo, ao tipo de informação que estão (estamos!) sendo submetidos e por quê, o que estão (estamos!) assistindo e por quê.

Podemos considerar isto um incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo.
E, se estamos dizendo que queremos um amanhã com pessoas mais lúcidos e conscientes, isto é um começo. 
(obs: pensamento crítico: critica aqui é a faculdade mental de perceber o que está acontecendo, de analisar e ter suas próprias opiniões. E, para isso, é preciso conhecer, ampliar o repertório culural, social, histórico).

Reconhecendo a minha dificuldade e a dos meus amigos e colegas em encontrar filmes/musicas cujos conteúdos despertem a imaginação, a amizade, a convivência com o diferente, a união, o respeito perante aquilo que não se concorda, resolvi disponibilizar abaixo uma lista com alguns filmes que já usei/uso como material paradidático.
 
Caso a idéia seja usar o filme como base para discussão de temas, interessante que o "adulto" assista antes, conhecendo e pesquisndo de antemão o conteúdo.

Sigo atualizando o "acervo" ao assistir, ouvir e encontrar mais coisas bacanas por aí!

 Um bom filme e uma boa conversa!!!!

Flávia




LISTA 1


FILMES DESENHO ANIMADO:

A lenda dos guardiões
Procurando Nemo
Robôs
Monstros S.A.
Planeta 51
O galinho - Chicken Litlte
O Pequeno Stuart Little
Os incríveis
Happy Feet
Ratatouille
Wall-E
Irmão Urso
Madagascar 1, Madagascar 2
Shrek 1, 2, e 3
O Rei Leão 1, 2, 3
Kung Fu Panda 1, 2
A Era do Gelo 1, 2 e 3
Toy Story 1, 2 e 3


FILMES:
A chave Mágica
Shark Boy e Lava Girl
O ultimo mestre do ar
Karate Kid (nova versão)
Tainá 1 – uma aventura na Amazônia
Tainá 2 – a aventura continua
A bússola de ouro
Cocoricó
O pequeno Príncipe (1º Filme, de 1973)


Os trabalhos da dupla “Palavra Cantada” (CD´s e DVD´s) são uma boa pedida, 
além dos epsódios do programa "Castelo Ra Tim Bum - TV CULTIRA".






quinta-feira, 31 de maio de 2012

3 Festival da Mata Atlântica

FESTIVAL DA MATA ATLÂNTICA


De 25/maio a 09/junho acontece em Ubatuba o
Terceiro Festival da Mata Atlântica,
com diversos eventos no Município.





Encontrei parte da programação online aqui:
ceds litoral norte - 3 festival mata atlantica

pois o evento continua até dia 09/junho, sábado,
encerrando com show do Luis Perequê (de Paraty) no Tamar.

Há folhetos com a programação em escolas e lojas da cidade.
Se informe e participe!!!




quarta-feira, 30 de maio de 2012

Energia e Meio Ambiente

Estudando sobre relações humanas, ambientais e energéticas gostaria de compartilhar o texto abaixo, bastante elucidavo:

Sintonia e Energia - de Halu Gamashi


A autora expõe, de modo bastante interessante, um outro olhar sobre estes assuntos, numa riquíssima interação. Boa Leitura!    




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educar não é persuadir


Pensarmos 4:
educadores e ao mesmo tempo educandos da nossa própria vida.

“Educar não é persuadir...”

 Persuasão é uma conclusão: olhamos o mundo e ao longo deste olhar vamos imprimindo em nossa alma e nosso corpo, informações de diversas origens: família, escola, veículos de informações, etc. Num dado momento, essas informações convergem para um ponto que nos convence, vence: isto é persuasão.
Quando uma única fonte de informação deseja fazer todo o serviço sozinha nasce a frustração. Se o erro for admitido, se a humildade permitir, retomamos a trajetória e compreendemos que a ditadura não traz o crescimento. Se isso não ocorre, depois da frustração, vem a revolta, a humilhação e assim por diante.
Educar é, acima de tudo, compreender que ninguém é poderoso o bastante para sozinho transmitir informações a quem quer que seja.
Dando seqüência a esta reflexão penso nas crianças, nos adolescentes e não posso me esquecer o que mais as caracteriza: a abertura para os estímulos. Crianças e adolescentes vivem o apogeu dessa responsabilidade. Permitir-se ser estimulado por estas forças intelectuais e emocionais que vão de uma mera curiosidade juvenil à persuasão do caráter.
            Quando adultos descansamos desta tarefa. Não posso também me esquecer do sentimento de felicidade e satisfação que sente um adulto a quem foi permitido desfrutar dos seus estímulos infantis e juvenis.
A educação está na base de todos os estímulos. Ela não pode abandonar esse posto. Cria-se o caos quando a educação deixa de ser a base e se  desloca do ponto de partida para o ponto de chegada: essa é a função da persuasão.
Precisamos dar as nossas crianças e adolescentes uma base sólida. Isso só é possível com a “educação amiga”,  livre dos pesos da persuasão. Aí sim, este ser novo, altamente estimulado pela fase que vive, terá atributos que o fará persuadir-se, transformar-se em um ser educado. Valorizará esses atributos e, quando chegar a sua vez de educar, levará consigo a amizade intrínseca a um educador.

Com amor por todos os educadores,     
Halu Gamashi
                                                                     
Texto extraído de: Terreno Baldio









sexta-feira, 6 de abril de 2012

Para o Feriado - interessar 3


Texto extraído de Terreno Baldio


Sintonia, sincronicidade e o Santuário da Natureza - Halu Gamashi

                        
 Halu Gamashi

Quando cheguei a São José dos campos eu tinha trinta anos, ia fazer trinta − final de 1991 −. Tudo o que sabia é que não podia continuar na Bahia, que o meu caminho não era por lá, que precisava encontrar alguma coisa entre São Paulo e Brasília. Muita coisa iria acontecer. Diziam-me que eu iria conhecer a luz e a sombra, o céu e o inferno e que, pelos meus merecimentos, começaria pelo céu e pela luz, um fortalecimento, um porto seguro, para depois conhecer outras coisas.
Eu nunca acreditei em diabos, venho de uma cultura monoteísta, que é a cultura do Santuário da Natureza, na qual Deus é o criador e todos os demais são criaturas. Criaturas aquáticas, criaturas terrenas, criaturas do fogo, criaturas voadoras, do ar, e que os humanos eram uma quinta criatura, produto das quatro primeiras. Nesta cultura me inicie, aprendi a falar, me comunicar. Aprendi com o que tinha dentro de mim, com a minha herança pessoal de todo este sistema.

Com as criaturas do fogo eu conheci as paixões, quentes, rápidas, intensas, fulminantes e mortais.

Com as criaturas da água eu conheci os amores, que infelizmente foram muito poucos, mas que, felizmente, me saciaram.

O fogo, para mim, passou a ser um componente amigo, para fulminar os meus excessos, os meus exageros.

Solidarizei-me com as criaturas da água, nadei nas águas mansas do amor, mergulhei até Poseidon e conheci outras águas, criaturas mais profundas, mais perenes, que conquistaram a imortalidade e decidi que também seria um imortal.

Já, no começo destes aprendizados, percebi que já não podia voltar à superfície, para os espelhos d'água, que espelha o céu na sua distância.

O que os espelhos d'água refletem, embora pareça o céu dos aviões, na verdade são reflexos que escondem o céu dos imortais. No fundo, na profunda natureza das águas eternas, nestes terrenos, é proibida a entrada do fogo, do fogo como o conhecemos,

No percurso do mergulho o fogo que conhecemos se dilui, se consome, burilando as nossas imperfeições.

Quando emergia destes terrenos dos imortais as primeiras criaturas que me recebiam eram elas, as criaturas do fogo. Desde o começo desta trajetória, percebi a diferença, queimavam a minha pele, ardiam a minha alma, confundiam a minha mente e tudo isto foi bom, porque com isto aprendi o que eu tinha que queimar em mim, abdicar, e renunciar para criar um espaço vazio para conter o que já me continha, para ser fruto do que já era conteúdo: nascer nas águas profundas no céu dos imortais.

Na superfície, estabeleci contatos com as criaturas terrenas e aéreas, criaturas que sabiam andar e pensar. Andar e pensar são suficientes para conquistar o livre-arbítrio. Andar traz a liberdade, pensar traz o arbítrio, o juízo. O que eu ainda não sabia é que caminhar com juízo depende de muitos interesses e o que é juízo para uns não é arbítrio para outros. Assim entendi: terra e liberdade, ar e arbítrio, e com a minha terra e o meu ar fortaleci o juízo para me manter na minha escolha: habitar o fundo das águas onde o amor é companheiro, onde a dor pertence ao fogo fulminando o que precisa morrer para que o céu dos imortais continue a existir.

Por tudo isto compreendi, enfim, o que são o inferno e o diabo. São comportamentos, desejos e hábitos. A superfície das águas nos ilude inventado uma importância para esta superfície que de fato não existe, a água superficial é mentirosa e a sua principal mentira é que estas águas e os seus reflexos ilusórios matam a sede. Mentira! Estas águas mantém a sede que ferve o fogo e nos cega com as suas paixões. Só quem mergulha sabe. Só quem consente que o fogo queime o que esta superficial em nós sabe e assume o preço da dor de arder neste inferno − queimar-se, fulminar-se, purificando-se −. Não é fácil, muito pelo contrário, é muito difícil. No meu caso eu tive data para começar e encerrar esta jornada de 1991 a 2011. Por razões que tem a ver com a minha jornada pessoal, não sinto nenhuma necessidade de esclarecer este ponto. Mas eu tinha uma data.

Neste momento me encontro na profundeza das águas. Iniciei este mergulho sob o sol de escorpião do hemisfério norte no mês de novembro. Minha alma esta calada, recebi pouquíssimas visitas, mas isto eu já sabia, nas águas profundas, o amor é destituído de paixões e muitos poucos conseguem amar assim. Muito interessante esta experiência, a gratidão é um talento que habita o meu coração. É muito bom ter o que e a quem agradecer, quem agradece, no final de uma jornada, é porque encontrou, no trajeto, criaturas que os auxiliaram, que se ocuparam conosco e para tanto não permitiram que as paixões superficiais dos reflexos das águas superficiais impedissem o nosso mergulho.

De novembro de 2011 a março de 2012. Foram, para mim, quatro meses muito difíceis. As profundas águas de Escorpião me fizeram chorar, contorcer com os venenos que passavam pelas minhas veias, estourei os ouvidos com lesões profundas, fruto desta contorção pelas inúmeras picadas, antigas e novas, que torturaram o meu corpo e traziam lucidez para a minha alma.

Enquanto o veneno corria meu corpo chorava a sua dor e minha alma foi descobrindo tudo o que me doía.

O profundo fogo de Sagitário, fogo frio, fogo azul, fogo que modela, fogo verdadeiro me batizou em suas brasas, crismou-me nos meus intentos, fez crescer o meu juízo.

As terras de Capricórnio arrastaram os meus pés para um espaço mais profundo das águas mais profundas do céu dos imortais. Encontrei-me com a caverna de Saturno, arrastei-me, rastejei-me dentro dela, uma terra nova e velha ao mesmo tempo e, nas suas rachaduras, estava o que sobrou do corpo dos imortais que já não precisavam mais dele e o deixaram ali na caverna de Saturno. Rastejando e arrastando o meu corpo tomei consciência do que é morte e vida.

Morrer e viver foram os meus pensamentos aquarianos e descobri que para verdadeiramente viver a morte do que é superficial não bastaria matar só em mim, embuti-me na jornada para identificar em o quê e em quem eu ainda vivia. Em quem eu ainda vivia organizou uma festa e me ofereceu. Queriam comemorar a minha presença, o meu retorno ao hemisfério Sul. Distribui convites, convidei a todos para um banquete de viver em mim e para descobrir quem não mais me tinha como alimento. Nos tempos difíceis qualquer deslocamento também é muito difícil, mas não foi empecilho porque ainda se alimentava em mim e a mim se oferecia como alimento.

Aconcheguei-me na vida minha que encontrei nos corpos e nos abraços dos que vieram ao meu banquete, assim foi o meu mergulho em Aquários compreendendo o que tem força para viver e aceitando os que usam esta mesma força para morrer.

Morte e vida traz o renascimento e renasci na transpiração de Netuno, nas águas piscianas, profundas, espirituais, oras fria, oras quente, terna, eterna.

Comi e fui comido pelos peixes que continuaram na minha rede, distribui e recebi energias que geram o movimento, dei o que tinha e o que eu tenho são os mergulhos nas iniciações para quem quer ser fruto do conteúdo do Santuário da Natureza. Recebi um pagamento para me manter na superfície, esta é a energia que gera o movimento do que eu tenho para dar e do que preciso para sobreviver a superfície.

Foi tão forte a experiência que emergi para a superfície e lá estava o fogo de Marte e de Áries me esperando. Não temi e vi o meu corpo incendiar de dentro para fora, todos os meus poros libertaram as suas labaredas. Nenhuma dor. Saturno já havia me conscientizado que o fogo de Áries só queima o que de fato não nos pertence, são hóspedes, inquilinos que precisam se alimentar no banquete das criaturas imortais, mas não pagam o preço do mergulho e ocupam espaços no nosso corpo, no nosso viver para serem transportados para uma breve estadia no banquete dos imortais e Áries queimou, tirou alguns músculos do lugar, fiquei sete dias sem andar. Isto doeu. Alinhamento muscular dói. O que me confortou nestas dores foi saber, Saturno me disse, quando os músculos se deslocam é para cobrar dos ossos uma nova qualidade de sangue. Um sangue espiritualizado e aprendi, no meu rastejar, nas terras do capricórnio.

Aqui deixo o meu agradecimento a todos que fortaleceram neste mergulho, aos que me ajudaram com comidas, bebidas, com as minhas dores, todas elas, não foram em vão.

Neste texto eu narro superficialmente a minha iniciação com a sintonia e a sincronicidade com os quatro elementos no final de 2011, início de 2012. Quem quiser entender ou saber mais, ou mais ainda, participar das vivências que aprendi com este mergulho entre em contato comigo.

Feliz feriado na superfície e para quem vai um humano mergulho nas águas dos imortais.

Halu Gamashi
E-mail: halugamashi@halugamashi.org
Blogs: http://halugamashi.blogspot.com
           http://Terrenobaldiohg.blogspot.com
            http://Obvio-obvio.blogspot.com