domingo, 3 de junho de 2012

FILMES E MÚSICAS

FILMES E MÚSICAS

Há tempos venho conversando com amigos e colegas (alguns também atuan na área de educação, outros não) sobre filems e musicas atuais, sobre as propostas contidas em muitos dos materiais voltados para crianças e pré-adolescentes. E o consenso é sempre o mesmo:
a duvidosa qualidade da informação transmitida...

De certo modo até me alegra perceber que não sou a única preocupada com o que está sendo disponibilidado para esta (nossa) geração.
Mas, para mim, a questão não é somente "esta péssima qualidade".
Ao meu ver, a grande questão é: os tipos de filmes, seriados, músicas aos quais estão (estamos!) massissamente submetidos (nos submetendo!) sem, paralelamente, ter algo que desenvolva a crítica, a autocrítica, o respeito, o pensar e o bomsenso.

Facilmente podemos conceber o seguinte impacto: de um lado a pressão da midia, já muito forte, ampla e cada vez mais global; e de outro a falta ou excasez de suportes adequadas para acomodar o que estão (estamos!) assimilando desta pressão, aliada a parcos estímulos para desenvolver capacidades e valores afetivos, intelectuais e de convívio social.

Neste atual descompasso está o adulto de amanhã.  

Considero importante conversar, explicar, para a crianças - até mesmo porque sempre entendem muito mais coisa do que nós, adultos, imaginamos! É ou não é?! Há situações em que acabamos subestimando as opiniões e raciocínios da raia miúda. E eles têem e detêem a informção: está aí, dentro e fora do computador, na casa, na escola, na lan house, na lanchonete, na casa do colega, no celular.

Neste sentido, o "proibir por proibir" não faz mais sentido: importante  que compreendam o que está acontecendo, ao tipo de informação que estão (estamos!) sendo submetidos e por quê, o que estão (estamos!) assistindo e por quê.

Podemos considerar isto um incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo.
E, se estamos dizendo que queremos um amanhã com pessoas mais lúcidos e conscientes, isto é um começo. 
(obs: pensamento crítico: critica aqui é a faculdade mental de perceber o que está acontecendo, de analisar e ter suas próprias opiniões. E, para isso, é preciso conhecer, ampliar o repertório culural, social, histórico).

Reconhecendo a minha dificuldade e a dos meus amigos e colegas em encontrar filmes/musicas cujos conteúdos despertem a imaginação, a amizade, a convivência com o diferente, a união, o respeito perante aquilo que não se concorda, resolvi disponibilizar abaixo uma lista com alguns filmes que já usei/uso como material paradidático.
 
Caso a idéia seja usar o filme como base para discussão de temas, interessante que o "adulto" assista antes, conhecendo e pesquisndo de antemão o conteúdo.

Sigo atualizando o "acervo" ao assistir, ouvir e encontrar mais coisas bacanas por aí!

 Um bom filme e uma boa conversa!!!!

Flávia




LISTA 1


FILMES DESENHO ANIMADO:

A lenda dos guardiões
Procurando Nemo
Robôs
Monstros S.A.
Planeta 51
O galinho - Chicken Litlte
O Pequeno Stuart Little
Os incríveis
Happy Feet
Ratatouille
Wall-E
Irmão Urso
Madagascar 1, Madagascar 2
Shrek 1, 2, e 3
O Rei Leão 1, 2, 3
Kung Fu Panda 1, 2
A Era do Gelo 1, 2 e 3
Toy Story 1, 2 e 3


FILMES:
A chave Mágica
Shark Boy e Lava Girl
O ultimo mestre do ar
Karate Kid (nova versão)
Tainá 1 – uma aventura na Amazônia
Tainá 2 – a aventura continua
A bússola de ouro
Cocoricó
O pequeno Príncipe (1º Filme, de 1973)


Os trabalhos da dupla “Palavra Cantada” (CD´s e DVD´s) são uma boa pedida, 
além dos epsódios do programa "Castelo Ra Tim Bum - TV CULTIRA".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua mensagem! Flávia Cunha