Há tempos venho conversando com amigos e colegas (alguns também atuan na área de educação, outros não) sobre filems e musicas atuais, sobre as propostas contidas em muitos dos materiais voltados para crianças e pré-adolescentes. E o consenso é sempre o mesmo:
a duvidosa qualidade da informação transmitida...
De certo modo até me alegra perceber que não sou a única preocupada com o que está sendo disponibilidado para esta (nossa) geração.
Mas, para mim, a questão não é somente "esta péssima qualidade".
Ao meu ver, a grande questão é: os tipos de filmes, seriados, músicas aos quais estão (estamos!) massissamente submetidos (nos submetendo!) sem, paralelamente, ter algo que desenvolva a crítica, a autocrítica, o respeito, o pensar e o bomsenso.
Facilmente podemos conceber o seguinte impacto: de um lado a pressão da midia, já muito forte, ampla e cada vez mais global; e de outro a falta ou excasez de suportes adequadas para acomodar o que estão (estamos!) assimilando desta pressão, aliada a parcos estímulos para desenvolver capacidades e valores afetivos, intelectuais e de convívio social.
Neste atual descompasso está o adulto de amanhã.
Considero importante conversar, explicar, para a crianças - até mesmo porque sempre entendem muito mais coisa do que nós, adultos, imaginamos! É ou não é?! Há situações em que acabamos subestimando as opiniões e raciocínios da raia miúda. E eles têem e detêem a informção: está aí, dentro e fora do computador, na casa, na escola, na lan house, na lanchonete, na casa do colega, no celular.
Neste sentido, o "proibir por proibir" não faz mais sentido: importante que compreendam o que está acontecendo, ao tipo de informação que estão (estamos!) sendo submetidos e por quê, o que estão (estamos!) assistindo e por quê.
Podemos considerar isto um incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo.
E, se estamos dizendo que queremos um amanhã com pessoas mais lúcidos e conscientes, isto é um começo.
(obs: pensamento crítico: critica aqui é a faculdade mental de perceber o que está acontecendo, de analisar e ter suas próprias opiniões. E, para isso, é preciso conhecer, ampliar o repertório culural, social, histórico).
Reconhecendo a minha dificuldade e a dos meus amigos e colegas em encontrar filmes/musicas cujos conteúdos despertem a imaginação, a amizade, a convivência com o diferente, a união, o respeito perante aquilo que não se concorda, resolvi disponibilizar abaixo uma lista com alguns filmes que já usei/uso como material paradidático.
Caso a idéia seja usar o filme como base para discussão de temas, interessante que o "adulto" assista antes, conhecendo e pesquisndo de antemão o conteúdo.
Sigo atualizando o "acervo" ao assistir, ouvir e encontrar mais coisas bacanas por aí!
Um bom filme e uma boa conversa!!!!
Flávia
LISTA 1
FILMES DESENHO ANIMADO:
A lenda
dos guardiões
Procurando
Nemo
Robôs
Monstros
S.A.
Planeta
51
O
galinho - Chicken Litlte
O
Pequeno Stuart Little
Os
incríveis
Happy
Feet
Ratatouille
Wall-E
Irmão
Urso
Madagascar
1, Madagascar 2
Shrek 1,
2, e 3
O Rei
Leão 1, 2, 3
Kung Fu Panda 1, 2
A Era do
Gelo 1, 2 e 3
Toy
Story 1, 2 e 3
FILMES:
A chave
Mágica
Shark
Boy e Lava Girl
O ultimo
mestre do ar
Karate
Kid (nova versão)
Tainá 1
– uma aventura na Amazônia
Tainá 2
– a aventura continua
A bússola
de ouro
Cocoricó
O
pequeno Príncipe (1º Filme, de 1973)
Os trabalhos da dupla “Palavra
Cantada” (CD´s e DVD´s) são uma boa pedida,
além dos epsódios do programa "Castelo Ra Tim Bum - TV CULTIRA".
além dos epsódios do programa "Castelo Ra Tim Bum - TV CULTIRA".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar sua mensagem! Flávia Cunha