quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sobre a Depressão - parte II


Texto da filosofa e escritora HALU GAMASHI, tão importante e lucido quanto o primeiro:

Acessado de: Terreno Baldio


SINTONIA E SINCRONICIDADE COM A DEPRESSÃO - parte 2

"Eu sei que existem muitos tipos de ansiedades e depressões, mas também sei que existe imunidade emocional. A imunidade emocional, além de nos fortalecer para a vida, para as expectativas e para as perdas, nos ajuda a combater todo e qualquer tipo de doença. 

Mente sã, corpo são. 

Emocional sadio, humor fortalecido. 

Por isso insisto: é extremamente importante estarmos alertas para pessoas e lugares que nos sentimos aceitos e acolhidos e, principalmente, não precisar ser amado por todos. 

Uma pessoa que recebeu muita depreciação tem grande tendência a sofrer depressão. 

A depreciação mina a nossa coragem para arriscar, para superar e, como dizia Aristóteles , a coragem é a melhor das virtudes, porque ela, a coragem, fortalece todas as demais. Ainda citando os gregos, é importante lembrar que coragem é uma ação com o coração e tudo o que tem que acontecer tem muita força. 

É preciso estar alerta para todos estes pensamentos. A nossa alma, o nosso anima, precisa estar alimentado, estimulado e animado e quem nos oferece estes combustíveis são as pessoas que nos amam apesar de qualquer pesar. 

Quando não nos aceitamos criamos um monte de personagens para agradar e esta é a pior autodepreciação que um ser humano pode praticar. 

Curar a depressão é insistir na espontaneidade, na fluidez, luzindo as nossas verdadeiras cores para atrairmos os nossos verdadeiros amores. 

Um dia eu estava muito triste e o que me levantou foi uma frase que emanou do centro da minha coragem: “Procurar essências parecidas é um direito, encontrá-las é um prazer.”. 

Por isso escrevo procurando as essências parecidas que fortalecem a minha jornada. Quando recebo um email comemoro, sei que por aí, por este mundo todo, existem pessoas que são essências parecidas com a minha e isto me faz acreditar, confirmar que existe um espaço para mim em muitos corações. Este é o melhor remédio para prevenir a angustia, a ansiedade e a depressão. Não esqueça de luzir as suas cores. Eu estou luzindo e transluzindo as minhas. 

Com amor por todos aqueles que tem coragem de se aceitar e que fortalecem pessoas a se aceitarem também, 

 Halu Gamashi"